AEP Grupo Seis

19 de maio de 2010

RELATÓRIO ACTIVIDADE "O SEIS COM B.P."

Data: 09, 10 e 11 de Abril de 2010
Local: Mata da Conceição - Tavira
Estiveram presentes os seguintes elementos:
Exploradores:
Pat. Galo: - Carlos Santos
Sérgio Romualdo
Iuri Mendes
Alexandre Trindade
Pat. Leopardo: - Maria Margarida
Sofia Navalho
Cintia Santos
Também estiveram presentes elementos da Tribo de Escoteiros, da Alcateia e um elemento do clã e os chefes, claro.

Concentração:
Todos os elementos se reuniram na estação de comboios pelas nove horas e meia da manhã.

Programa:
Foi fornecido em campo.
Os horários do programa inicial foram cumpridos.

Transporte, Acesso e Localização:
Fomos para a mata da Conceição no autocarro da câmara, partindo da estação de comboios. Depois dirigimo-nos a pé desde a casa do guarda até ao local do acampamento.

Condições atmosféricas:

No que diz respeito às condições atmosféricas, vivemos uns três dias agradáveis e sem chuva, com temperaturas amenas, o que ajudou muito para uma boa actividade. Assim podemos refrescar-nos com uma bela banhoca na ribeira.
Alimentação:

Em relação à alimentação, cada elemento teve a responsabilidade de levar todas as suas refeições, excepto o jantar de Sábado que foi confeccionado em campo pelas patrulhas e o almoço de Domingo, churrasco na brasa, que foi feito pela chefia para todos os elementos presentes.
Para o jantar de Sábado foi confeccionado esparguete com frango, bacon, queijo, fiambre e salsichas, que estava muito bom.

Jogos e actividades:

Chegámos ao campo na Sexta-feira de manhã e tivemos a tradicional montagem de campo. À tarde foi feito um jogo que consistia em completar determinadas tarefas, tais como construir o pórtico de entrada do sub-campo, um tripé para a bandeirola, uma mesa, entre outros. O objectivo era ganhar o maior número de rolhas possíveis. No final, as rolhas eram distribuídas pelas patrulhas conforme o que cada uma construísse, isto é, quanto mais construções, mais rolhas ganhas. Tivemos também a fazer massa para pão, depois de nos terem sido entregues os ingredientes e foi deixado a fermentar, de onde saiu um gostoso pão com chouriço.
À noite e depois do jantar, foi a hora do famoso jogo nocturno, no qual os elementos das patrulhas tinham que roubar as vidas dos restantes elementos das outras patrulhas e vencia a patrulha que no final contabilizasse mais vidas. Depois disso foram as rondas, em que eu estive das seis às oito da manhã.
Sábado: - Alvorada, ginástica matinal, pequeno-almoço, higiene pessoal, organização e limpeza de sub-campos e de seguida foi a partida para o raid. De mochila às costas com o almoço e utensílios necessários lá fomos nós. Durante o raid passámos por vários pontos, aos quais chegámos depois de os termos descoberto através de coordenadas com o uso de um escalímetro e bússola. A meio da tarde chegámos a campo, tendo conseguido completar os objectivos do jogo. Depois de todos terem chegado fomos refrescar-nos na ribeira, num ambiente de grande convívio e risadas.
Seguiram-se os preparativos para o jantar e depois o fogo de conselho, em que fiz parte da organização deste. Nesta segunda noite fiz a ronda das quatro às seis horas da madrugada.
Domingo: - A bem dita hora da alvorada chegou acompanhada mais uma vez pela ginástica matinal, higiene pessoal e pequeno-almoço.
Depois da limpeza e inspecção dos sub-campos, deu inicio o “jogo da glória”. Durante o jogo e depois do lançamento de um dado, íamos passando de casa em casa e respondendo a algumas perguntas e cumprindo algumas tarefas. Assim se passou a manhã, tendo chegado a hora do almoço.
À tarde foi a desmontagem de campo e arrear das bandeiras e entrega dos prémios, onde recebi o prémio do concurso do distintivo do 85º aniversário do grupo e a minha patrulha foi distinguida como a melhor patrulha do grupo 6, tendo recebido o galhardete.

Fogo de Conselho:

Juntamente com a Juliana Tavares da Tribo de Escoteiros fomos nomeados os animadores do fogo de conselho. Depois de termos feito a recolha das peças de cada patrulha e da alcateia e organizado o programa, deu-se inicio a este. Com algumas dificuldades no acender da fogueira, finalmente fez-se fogo. Posso dizer que correu bem e consegui atingir os objectivos que me foram propostos e o fogo de conselho foi animado e divertido.

Olhão, 24 de Abril de 2010
Carlos Santos
Patrulha Galo