AEP Grupo Seis

14 de abril de 2010

Noticia sobre João Trigueiros no jornal Olhanense

JOÃO LOBO MIRANDA TRIGUEIROS

Nasceu em Santarém no dia 11 de Setembro de 1888, este Olhanense por adopção que aqui viria a falecer em 1982.Filho do Inspector de finanças Luís Ricaldes da Silva Rodrigues Trigueiros, natural de Lisboa, um dos maiores jornalistas portugueses do seu tempo, que tinha como nome literário Luís Trigueiros. Sua mãe D. Eduarda Beatriz de Luís Trigueiros, natural de Viana do Castelo, oriunda de uma das mais distintas famílias do Alto Minho com ramificações no Algarve (os Visconde de Lobo de Miranda de Lagos). Era meio-irmão de dois dos maiores vultos da cultura, no seu tempo, Miguel Trigueiros e Luís Forjaz Trigueiros.
Vai aos quatro anos para Viana do Castelo, com os pais fazendo naquela Cidade os estudos primários, frequentado depois, no Porto, na Escola Raul Dória o curso superior de Comercio. Emprega-se nesta Cidade como contabilista. Com o falecimento da mãe vai João Trigueiros, com a família para Lisboa, entretanto emigra para o Brasil onde trabalhou na Baía e no Rio de Janeiro no ramo da importação e exportação, granjeando, no meio social do Rio de Janeiro, um lugar de destaque, onde frequentava o Real Gabinete Português de leitura, a mais prestigiada instituição cultural daquela Cidade e se dedica ao teatro como amador. Inicia-se nas lides jornalísticas.
O eclodir da primeira grande guerra fá-lo regressar a Portugal para se empregar nos Armazéns Gerais e Industriais. Durante o seu tempo disponível dedica-se ao teatro e, em Benfica, para onde foi morar, leva o grupo de teatro amador a ser considerado um dos melhores da Capital.
Vem para OLHÃO, em 1917, em comissão de serviço e aqui contrai matrimónio com D. Maria da Natividade Ribeiro Neto Trigueiros acabando por se fixar na vila cubista. Aqui nascem-lhe cinco filhos – três rapazes e duas raparigas.
Olhão podia contar a partir de então com um dos melhores jornalistas que o Algarve conheceu e um dos maiores adeptos do Escotismo.
João Trigueiros foi, conjuntamente com algus companheiros , o grande impulsionador do Escotismo no Algarve e um dos principais responsáveis pela fundação, em Olhão, do Grupo seis da Associação dos Escoteiros de Portugal. O Escotismo em geral e o Grupo seis em particular, muito lhe devem. O Escotismo em Portugal teve nele um dos seus maiores impulsionadores.
Também as sociedades recreativas, os grupos de amadores de teatro, o cinema, e o jornalismo têm em João Lobo de Miranda Trigueiros um dos seus maiores adeptos cuja dedicação foi permanente.
Faleceu em Olhão em 16 de Janeiro de 1982, tendo sido sepultado no dia do aniversário do Grupo seis da A.E.P.

(em Jornal Olhanense por Mário Proença )